A Primeira Guerra Memeal foi a primeira batalha digital de nível internacional envolvendo memes no X (Antigo Twitter), com características bem distintas das guerras culturais “invisíveis”, devido à sua magnitude e duração na plataforma. Iniciou-se em 13 de junho de 2016 e durou três dias. No auge da disputa, em 14 de junho, os brasileiros reivindicaram a “vitória” no dia seguinte.
O embate girou em torno da autoria do meme in brazilian portuguese we don’t say, popularizado em 2015. Usuários brasileiros acusaram os portugueses de plágio, enquanto estes responderam com sarcasmo sobre a história colonial.
A hashtag #BRxPT ganhou força, marcando a troca de memes como armas entre os contendores. Os brasileiros, conhecidos pelo bom humor e pela tradição nas redes sociais, destacaram-se com memes de Inês Brasil, Carreta Furacão e outros.
Apesar da discussão sobre as feridas coloniais presentes nos memes, que expõem preconceitos e reforçam estereótipos, essas imagens podem servir como um registro histórico e também tirar boas gargalhadas.
Todas as imagens abaixo foram retiradas do #MuseuDEMemes.
Imaginando como seria se o confronto fosse na vida real, os brasileiros invadiriam Portugal desta forma:

Veja nossa seleção de memes do embate virtual:
1 - Já acabou, Jéssica?

2 - Braço forte, mão amiga contra memes lusos

3 - As nossas novelas são as melhores!

4 - O sonho tupiniquim

5 - O Brasil é uma menina malvada

6 - "Taca-le pau, Marco Véio!"

7 - Vai encarar, Portugal?

8 - Brasil, o forninho caiu!

9 - E os brasileiros gritaram: "Meme a vista!"

10 - Os brasileiros não têm paciência para quem está começando

11 - O Ministério da Educação precisa incluir esse marco histórico nos livros!

12 - O deboche brasileiro é o melhor

Excepcional!!
Seu profissionalismo nesse projeto faz toda diferença… Grande criatividade 👏🏻👏🏻
[…] Se você deseja conhecer mais sobre os episódios de guerras memeais entre Brasil e Portugal, nossa equipe de redação selecionou os memes mais virais neste link. […]