Aratu online

10 memes brasileiros que conquistaram o mundo

Nesta lista bem divertida, você vai conhecer a força dos memes brasileiros que você nem sabia que viralizaram na gringa.

O Brasil tem uma relação especial com os memes da internet, sendo considerado “o rei dos memes” e chegando a travar guerras memeais com outras nações para preservar esse patrimônio.

Aliás, como defende o internacionalista Vitor Alves, com o advento e a popularização pública da internet, os memes online ganharam cada vez mais espaço, tornando-se assim uma efetiva maneira de se propagar soft power, isto é, a capacidade de influenciar e atrair outros países por meio de valores culturais, ideias e diplomacia, em vez de força militar.

Nesta lista, você vai descobrir a força dos memes brasileiros, que geram renda e até atraem os olhares de pessoas do mundo todo, desde políticos a artistas pop. 

1. Chico Buarque

O ensaio fotográfico do disco do cantor Chico Buarque de Hollanda, de 1966, virou um meme bem popular nas redes sociais pelas expressões dele. 

Na capa, há duas fotos de Chico Buarque, uma sorrindo e outra com uma expressão séria. Daí, as pessoas começaram a fazer montagens sobre rápidas mudanças de humor, ou de lados positivos e negativos de alguma situação. O meme foi apelidado de “Chico triste e feliz”. 

Segundo o site Know Your Meme, que funciona como uma enciclopédia de memes, a capa do álbum já estava sendo manipulada para fazer conteúdos engraçados em 2004, mas apenas dez anos depois, em 2014, o meme se popularizou após a cantora estadunidense Patti Smith publicar em seu Facebook a icônica montagem do cantor, segundo a revista Glamurama. 

Como todo bom meme, a imagem é readaptada até hoje, tornando-o presente nos meios digitais. 

2. Joelma

“Joelma triste e feliz,” é uma imagem de reação apresentando duas versões da cantora de brega do Pará. 

O meme é usado quando uma pessoa esconde suas verdadeiras intenções, enquanto finge estar tranquila ou triste em relação a uma situação. 

O auge dessa montagem foi em setembro de 2019, no X (Twitter), e foi parar até no programa da apresentadora estadunidense Ellen Degeneres um ano depois, quando a atriz de “The Good Place”, Kristen Bell, explicou em quais situações gostava de usar os memes mais famosos da internet.

3. "Please, come to Brazil"

Você não precisa ser cronicamente online para saber que a frase “Please, come to Brazil” está em qualquer plataforma digital, seja em um vídeo do YouTube, ou em qualquer post no Instagram de uma celebridade. 

O jornalista novaiorquino Brian Feldman, em reportagem para o New York Magazine, mostra que, provavelmente, tudo começou com um apelo de um fã brasileiro para o empresário francês e blogueiro Loïc Le Meur no X (Twitter), em 2008. 

O fã ficou sem resposta, mas logo outros brasileiros começaram a tuitar convites para artistas desesperadamente na internet, até virar um meme.  “Tornou-se um bordão que os fãs postam nas páginas de seus artistas favoritos”, diz Viktor Chagas, professor na Universidade Federal Fluminense e diretor do #MUSEUdeMEMES.

Aqui vai alguns registros dos primórdios do meme:

4. Gretchen

A “Rainha do Rebolado”, Maria Odete Brito de Miranda, conhecida como Gretchen, tem uma longa e variada carreira. 

Ela era conhecida nos anos 1970 e 1980 como cantora, mas se tornou um meme personificado após sua aparição no reality show A Fazenda (2012), sendo chamada muitas vezes de “Rainha dos memes”, podendo ser uma peça importante do soft power brasileiro na área memética.

Isso porque, pela insistência dos fãs brasileiros da cantora Katy Perry, Gretchen foi parar no clipe musical “Swish Swish” da estadunidense, lançado em 7 de julho de 2017.

Após o seu sucesso, internautas, em especial a comunidade LGBT+, caçam entrevistas, clipes, depoimentos e diversos outros materiais midiáticos antigos da cantora e os transformam em memes devido às suas expressões caricatas.

A maioria dos memes provêm de recortes do documentário Gretchen: Filme Estrada (2010), da jornalista Eliane Brum. O filme narra o período em que a Rainha do Rebolado se candidatou à prefeitura da Ilha de Itamaracá (PE) pela coligação PPS-PV, em 2008.

5. Inês Brasil

Alô alô, graças a Deus! Grito da panterona UAAAARW! 

A carioca Inês Tânia Lima da Silva tem uma história controversa e é uma figura polêmica. Dona de diversos bordões e de um comportamento que quebra as expectativas, tornou-se um meme personificado. 

Há dois momentos em que Inês Brasil virou “Inês internacional”:

#1 No Grammy

O Grammy de melhor artista vai para…. Inês Brasil! Errrr… Ops! 

Se dependesse dos brasileiros, a personalidade da internet teria conquistado o tão cobiçado prêmio musical. Tudo começou em 2015, quando a página oficial do Grammy anunciou no Facebook que os indicados seriam revelados após a pergunta: “Quem você acha que será nomeado?”.

Não deu outra: os brasileiros encheram os comentários indicando Inês Brasil. 

A ação resultou na brasileira chegando ao site oficial do Grammy em primeiro lugar, com mais de 75 mil audições. Os brasileiros promoviam mutirões de votação e estavam empenhados em levar um meme ao Grammy, mas infelizmente foram bloqueados de acessar os sites do evento, deixando uma nação inteira triste. 

Porém, mesmo assim, os internautas fizeram diversos memes do acontecimento.

#2 Na série original Netflix

A Netflix Brasil, em 2016, divulgou o material promocional da série original “Orange Is The New Black” estrelando a Inês Brasil.

Em um vídeo divulgado pelo serviço de streaming, Inês aparece presa na penitenciária de Litchfield conversando com a personagem Piper Chapman.

6. “Nazaré Confusa” ou “Confused Math Lady”

A vilã da novela da Globo “Senhora do Destino” (2004), Nazaré Tedesco, interpretada por Renata Sorrah, tornou-se um meme famoso na internet.

Especialmente após a adição de cálculos matemáticos, o meme viralizou e foi até incorporado na campanha presidencial dos Estados Unidos, em 2016, causando indignação dos brasileiros, que levantaram o debate sobre a “apropriação cultural” de memes do Brasil. 

Em inglês, foi rebatizada para confused math lady, ou “Mulher confusa com matemática”.

7. Dois caras no ônibus

Uma imagem viral de dois homens em um ônibus, cada um olhando para uma paisagem diferente, tornou-se um símbolo de escolhas na internet. Criado pelo ilustrador brasileiro Genildo Ronchi em 2013, o desenho inspirador ganhou vida como meme internacional durante a pandemia, em 2021, invadindo principalmente redes sociais como Twitter e o Reddit.

Ronchi lançou a imagem original intitulada “Às vezes, só depende de nós” em seu site,  no ano de 2013. Com a mensagem “Escolha o Lado Feliz da Vida!”, o desenho rapidamente ganhou adeptos ao redor do mundo, traduzido para vários idiomas.

A imagem é tão viral que até o atual proprietário do X (Twitter), o magnata bilionário Elon Musk, chegou a compartilhar uma versão atualizada do meme brasileiro:

8. Cuca, a Jacaré Drag-Queen

A Jacaré de borracha com peruca loira da série da TV Globo “O Sítio do Picapau Amarelo” (2003), baseada na obra de Monteiro Lobato, ganhou o coração da comunidade gay no mundo todo.

Isso porque o look excêntrico da Cuca parece ser inspirado nas drag queens participantes do reality show RuPaul’s Drag Race.

Daí, surgiram memes comparando a personagem com os participantes e a imagem da Cuca também é usada para reagir a algo de uma maneira engraçada. 

9. Animes 100% Brasil

Na fervura da Copa do Mundo de 2018, os brasileiros criaram montagens de personagens de animes adornados com as cores da bandeira nacional, demonstrando apoio ao time da seleção brasileira de futebol. Eles estavam presentes principalmente no X (Twitter).

Assim, mostrando a beleza das cores nacionais, os brasileiros desencadearam uma nova rodada de criatividade digital, atraindo os olhares dos estrangeiros, que começaram a copiar a ideia.

Inclusive, foi por causa disso que Brasil e Portugal se enfrentaram em mais uma guerra memeal na época.

10. O que queremos?

Quem acompanhou o “nascimento” do Facebook no Brasil deve se recordar do clássico meme “O que queremos?”, usado e reconhecido em várias variantes. 

O ano era 2012 e as rage comics estavam tão em alta que eram sinônimos de “memes”. Eles eram assim:

Foto: Imgur.com

 

Seja pelo humor inesperado ou pela incoerência revelada, o meme tornou-se um clássico da internet brasileira. As tirinhas simples, com quatro quadros, brincam com a quebra de expectativas, retratando um agitador diante de uma multidão cujas respostas revelam falta de coesão.

A tirinha, criada por Francine Grando, tem raízes na obra de Allie Brosh, especificamente na webcomic “Hyperbole and a Half”. Inspirada também nas rage comics, a comédia de Brosh abordava a rápida perda de entusiasmo dos jovens diante de tarefas envolventes. 

Francine, desde 2010, durante uma especialização em Marketing Digital, deu vida ao padrão visual do meme, tornando-o uma parte marcante do humor online brasileiro, sendo bastante utilizado na América Latina.

Inclusive, a nossa equipe entrevistou a criadora do meme “O que queremos?”, pois foi o primeiro a ser registrado oficialmente no Brasil. Ela explica de forma simples num webstory:

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *