Nesta segunda-feira (21), moradores do bairro Agamenon Magalhães protestaram no Km 42 da BR-101, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. O ato ocorreu contra a poluição causada pela fábrica de papel e celulose Ondunorte. Por volta das 11h58, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou a liberação da rodovia.
Os manifestantes carregavam faixas com fotos que mostravam suas casas cobertas de poeira, afetando até a comida, móveis e chão. Em entrevista à Rádio Jornal, Sandra, uma moradora local, lamentou a falta de resposta da empresa: “Há mais de três anos tentamos diálogo, mas a poeira continua. Desligam a máquina por um tempo e depois ligam de novo, sem prestar satisfações”.
A comunidade exigiu uma ação da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), que informou ter enviado uma equipe ao local para investigar.
A Ondunorte, por sua vez, divulgou uma nota informando que detectou uma falha na exaustão da caldeira e realizou a manutenção dos filtros na última sexta-feira (18).
Nota Oficial:
A Ondunorte vem a público esclarecer e informar sobre acontecimentos ocorridos na manhã desta segunda-feira, 21 de outubro de 2024, relacionados à emissão de fuligem de sua caldeira e possíveis transtornos à comunidade do Loteamento Agamenon Magalhães, localizado nos entornos de sua unidade fabril.