Nesta quinta-feira (05), foi publicada no Diário Oficial da Assembleia Legislativa de Pernambuco, a Indicação Nº 006930/2024, sugerindo a implantação de bancos de leite humano e postos de coleta nas cinco novas maternidades que o Governo do Estado deve entregar em Igarassu, Ouricuri, Serra Talhada, Caruaru e Garanhuns.
A iniciativa, da deputada estadual Socorro Pimentel (União Brasil), busca fortalecer o suporte a bebês prematuros e de baixo peso internados em UTIs neonatais, garantindo acesso ao leite humano. A autora da proposição destaca que a doação de leite pode ser crucial para a recuperação dos recém-nascidos, promovendo um desenvolvimento saudável.
O apelo foi direcionado à governadora Raquel Lyra (PSDB) e à secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti. A proposta pede que sejam viabilizadas a criação dos bancos de leite e os postos de coleta nas novas maternidades, ampliando o acesso ao leite humano seguro e de qualidade.
A implantação dessas unidades de coleta e armazenamento do leite materno é vista como um passo fundamental na promoção da saúde neonatal em Pernambuco, proporcionando melhor atendimento e cuidado para os recém-nascidos e suas famílias.
FOTO: UNIMED