Aratu online

Header Mobile Aratu

Indicações de Maria Arruda ampliam o atendimento e as práticas inclusivas do novo Complexo Multicrescer

Com a inauguração do novo Complexo Multicrescer, nesta segunda-feira (12), as políticas de cuidado com crianças e adolescentes com deficiências e necessidades específicas estão sendo fortalecidas.

O espaço que, por 33 anos, foi conhecido como Centro de Reabilitação e Educação Especial de Igarassu (CREEI), ganhou um novo nome, novos serviços e uma nova perspectiva.

Agora, o complexo, localizado na rua Rubens Martins, em Campina de Feira, amplia seu compromisso com a inclusão, dobrando a capacidade de atendimento e abraçando tecnologias e práticas inovadoras voltadas para crianças e adolescentes com deficiência ou transtornos do neurodesenvolvimento.

A mudança de nome, fruto da Indicação 615/2025, partiu da vereadora Maria Arruda (PP), que também foi responsável pela Indicação 614/2025, com foco na oferta de musicoterapia, educação física adaptada com ênfase na psicomotricidade e serviços de apoio às famílias atípicas.

A atuação de Maria consolida o novo momento da unidade, que agora se estrutura como um complexo de atenção integral, com foco no desenvolvimento humano e educacional.

Entre as principais novidades, destaca-se o LabMaker, um laboratório de tecnologia inclusiva — o primeiro do Brasil com essa proposta específica — voltado para a inclusão digital de estudantes com deficiência, incluindo aulas de robótica.

A ferramenta une inovação e acessibilidade, promovendo autonomia e aprendizado por meio de experiências práticas.

A capacidade do Complexo Multicrescer também foi ampliada. Antes, o antigo centro atendia 150 estudantes. Agora, o espaço passa a acolher cerca de 360 alunos da rede municipal, incluindo crianças e jovens até 17 anos, também da Escola de Joves e Adultos (EJA).

Com equipe multiprofissional, o atendimento inclui psicopedagogia, psicologia e fonoaudiologia, além dos novos serviços incorporados com as indicações de Maria Arruda.

Os encaminhamentos são feitos pelas escolas da rede municipal, com base em avaliações técnicas e disponibilidade de vagas. O trabalho envolve ainda o acompanhamento contínuo das famílias, numa abordagem integrada.

As ações voltadas à inclusão ainda estão no início, mas representam passos importantes na construção de um ambiente mais acolhedor para crianças com necessidades específicas em Igarassu. A vereadora Maria Arruda da Educação apresentou propostas que ampliam os cuidados oferecidos no Complexo Multi Crescer, com foco no acompanhamento profissional e orientação familiar.

A vereadora Maria Arruda agradece à prefeita professora Elcione por atender seus projetos. Com novas propostas (como as indicações 896 e 858), ela planeja continuar lutando por uma sociedade mais inclusiva.

Propostas de Maria para o Multicrescer:

  • Indicação 896/2025 — Solicita a presença de um profissional de terapia ocupacional no Complexo Multicrescer.

    Apresentada em 14 de abril de 2025
  • Indicação 858/2025 — Propõe a designação de um(a) nutricionista para orientar pais sobre a alimentação de crianças com seletividade alimentar.

    Apresentada em 7 de abril de 2025
  • Indicação 615/2025 — Sugere a denominação oficial do antigo CREEI como Complexo Multicrescer de Igarassu.

    Apresentada em 2 de fevereiro de 2025 – Matéria lida
  • Indicação 614/2025 — Requer a inclusão de serviços como acolhimento a cuidadores, musicoterapia e educação física adaptada no Complexo.

    Apresentada em 2 de fevereiro de 2025 – Matéria lida

E aí, gostou? Que tal comentar sobre?