Na manhã desta quinta-feira (7), a prefeita professora Elcione Ramos participou da reunião remota do Pacto Nacional de Combate às Desigualdades para discutir justiça climática. O encontro reuniu representantes de diversas organizações para abordar como as alterações no clima afetam de forma desproporcional mulheres, negros e populações vulneráveis.
Em sua fala, a professora Elcione, representante da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos, destacou a urgência das mudanças climáticas e sua influência direta sobre Igarassu, a terceira cidade mais afetada por esses eventos no estado de Pernambuco. A prefeita apontou que,
“há muito tempo não vivemos as quatro estações como de costume, e os problemas que enfrentamos hoje são extremos, como a seca e os alagamentos que têm afetado nossa população, especialmente as comunidades de morro e, em particular, a população negra”.
Elcione também mencionou a importância do reconhecimento histórico da comunidade quilombola da cidade e do apoio contínuo do poder público para garantir seu desenvolvimento e a superação das desigualdades.
“Precisamos olhar para a nossa gente, especialmente para as mulheres negras, como as marisqueiras que têm encontrado na economia criativa uma forma de superar a pobreza e gerar renda para suas famílias. Esse é um trabalho de fortalecimento da nossa economia local e de valorização de quem, por muito tempo, ficou à margem”, afirmou.
A prefeita reforçou que o combate às mudanças climáticas passa também pelo saneamento básico, que continua sendo uma grande preocupação de sua gestão, e pela educação. “Apostar na educação é uma das formas mais eficazes de garantir um futuro melhor, com qualidade de vida para as próximas gerações”, completou.
Sobre a questão da arrecadação municipal, a prefeita expressou sua preocupação, destacando a baixa arrecadação da cidade como um desafio constante.
“A igualdade de gênero e a justiça climática caminham lado a lado. Precisamos buscar soluções dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, principalmente o terceiro, para garantir um futuro mais igualitário e justo para todos”, concluiu.
Após sua reeleição, a prefeita reafirmou seu compromisso com o combate às mudanças climáticas. “A continuidade do programa Minha Escola no Grau Certo, que climatiza as salas de aula, e a intervenção nos morros, com o fortalecimento da Defesa Civil, são ações essenciais para proteger nossas famílias e garantir a qualidade da educação. Não vamos desistir de proteger Igarassu”, disse Elcione.
O evento também discutiu o papel dos governos locais na promoção de uma agenda climática mais justa e equitativa. Dados apresentados indicaram que 64% dos municípios brasileiros enfrentaram situações de emergência climática nos últimos cinco anos, devido a fenômenos climáticos extremos, como tempestades e deslizamentos. Com isso, a prefeita enfatizou a necessidade de políticas públicas eficazes para mitigar os impactos dessas mudanças, com foco na justiça social e climática.
Além disso, o encontro abordou iniciativas do Programa + Iguais da FNP, que visa combater as desigualdades de gênero e raça nos municípios, com políticas públicas de inclusão e justiça climática. O pré-lançamento da plataforma do programa ocorre na próxima quinta-feira, 14 de novembro, no Palácio da Fazenda, no Rio de Janeiro.