Em reumo, o rompimento entre Bulma e Yamcha ocorre porque Yamcha se mostrou infiel, quebrando a confiança de Bulma.
Embora surpreendente, esse desenvolvimento não é o mais absurdo que já aconteceu em Dragon Ball. Curiosamente, os detalhes específicos da infidelidade de Yamcha são amplos entre as diferentes mídias de Dragon Ball Z, seja no mangá, no anime japonês original ou na dublagem brasileira. Abaixo, você pode conferir um compilado de razões que canonizaram o término do casal que teve início no Clássico.
Yamcha: o Don Juan que caiu em desgraça
A razão canônica para o término é que Yamcha se revela um mulherengo incapaz de sossegar com uma mulher e casar (e olhe que esse era um dos sonhos de sua vida). Isso é corroborado por Trunks do Futuro, que afirma que Yamcha conheceu outra pessoa, a quem preferiu em vez de Bulma. Esse traço de personalidade de Yamcha é até prenunciado pela mãe de Bulma, Sra. Brief, que diz que ele é "popular com todas as garotas", sugerindo a traição, mesmo que isso pareça fora de seu caráter.
O episódio 6 de Dragon Ball Z, "Gohan Faz um Amigo", adiciona mais contexto ao término. Na dublagem brasileira, Yamcha leva outra garota, chamada Becky, a um show, justificando que Bulma não quis acompanhá-lo. Na versão japonesa original, Yamcha simplesmente falta a um compromisso com Bulma, afirmando não ter dinheiro para levá-la a sair. Embora seja um episódio filler, ele ainda ressoa com as informações dadas por Trunks do Futuro.
Akira Toriyama queria introduzir Trunks do Futuro e impediu qualquer chance de reconciliação do casal
Existem decisões nos bastidores que influenciaram o término do casal. Akira Toriyama planejava que o arco pós-Saga Freeza contasse com um meio-Saiyajin viajante do tempo, o que se tornou um dos momentos mais empolgantes de Dragon Ball. Para isso, o personagem precisava de pais específicos, o que deixou Vegeta e Bulma como as únicas opções viáveis.
A personagem Lunch introduzida no Clássico poderia ser uma alternativa para Bulma, mas Toriyama já a havia esquecido nessa altura da série, deixando muitos fãs tristes. Assim, Bulma e Vegeta se tornaram a combinação perfeita para serem os pais de Trunks, consolidando o término definitivo de Bulma com Yamcha. Além disso, na Saga dos Androides, Yamcha já havia perdido importância na história, o que reforçou a escolha de Toriyama por um relacionamento entre Bulma e Vegeta.
Yamcha: rebaixado para a segunda divisão (e para o beisebol)
Desde que Vegeta apareceu na trama, ainda mais com a chegada de Trunks do Futuro, Yamcha foi perdendo espaço, como um jogador que começa como titular e acaba no banco de reservas. Ele até trocou as artes marciais pelo beisebol, buscando um novo propósito. No 23º Torneio Mundial de Artes Marciais, Yamcha ainda era um dos maiores lutadores da Terra, mas em Dragon Ball Z ele troca toda a sua carreira de luta por um uniforme de beisebol, jogando pelos Taitans. A vida no esporte profissional pode ter contribuído para seu distanciamento de Bulma.
A rotina de viagens e a fama como atleta provavelmente o colocaram em situações de tentação, as quais ele não resistiu, devido à sua infidelidade. As brigas constantes com a Bulma contribuíram para o término do casal.
Bulma teria se apaixonado por Vegeta após uma paixão por Goku?
É possível que Bulma sempre tenha tido uma quedinha por Saiyajins. Em Dragon Ball, ela chega a lamentar não ter explorado a possibilidade de um romance com Goku. Esse "crush" pode ter sido um dos motivos que a levaram a se interessar por Vegeta como uma forma de compensação.
Dragon Ball apresenta um salto temporal de três anos, e o reencontro de Bulma com Goku no 23º Torneio Mundial de Artes Marciais revela o quanto ela o admira. Posteriormente, no Planeta Namek, Bulma chega a se perguntar se não desperdiçou a chance de se aproximar de Goku. Depois disso tudo, seu olhar começou a notar mais o príncipe dos Saiyajins, e o foco se direciona totalmente a Vegeta.
Bulma e Yamcha demonstraram não se suportar em vários momentos
No início de Dragon Ball Z, o relacionamento entre Bulma e Yamcha é marcado por conflitos disfuncionais. Embora tivessem um relacionamento mais leve e brincalhão no Dragon Ball clássico, em Dragon Ball Z o relacionamento ganha um tom mais tóxico. Yamcha admite, inclusive, que queria terminar o relacionamento, mas tinha medo da reação de Bulma. Mesmo assim, ainda há momentos doces entre os dois, como quando Bulma se sente devastada ao ver Yamcha morrer para um Saibaman e corre até ele em busca de consolo quando Mecha-Freeza chega à Terra.
Por outro lado, Vegeta demonstra respeito e afeto por Bulma de uma forma que Yamcha nunca demonstrou. Em algumas das cenas mais comoventes de todo Dragon Ball, Vegeta mostra carinho e coragem ao lado de Bulma, seja ao apoiá-la durante sua gravidez ou enfrentando Bills após ele desrespeitá-la, no Dragon Ball Super. Isso reforça que Vegeta é o parceiro ideal para Bulma, enquanto seu tempo com Yamcha parece ter sido apenas um romance adolescente.
Vegeta deu muito mais valor à Bulma
Em suma, o término de Bulma e Yamcha reflete uma mudança profunda na dinâmica do casal e na própria narrativa de Dragon Ball. A necessidade de criar Trunks do Futuro, a crescente irrelevância de Yamcha e o desenvolvimento do personagem de Vegeta convergiram para selar o destino do relacionamento.
A força e independência de Bulma, que antes se chocavam com a insegurança e infidelidade de Yamcha, encontraram em Vegeta um contraponto singular, culminando em uma dinâmica complexa e duradoura, que resultou em dois filhos, o Trunks e a Bra (até o momento). A "saga romântica" de Bulma, portanto, transcende o mero romance, ilustrando a evolução dos personagens e o amadurecimento da narrativa de Dragon Ball.
Yamcha pode ser tirado como piada mas ta sempre nos nossos corações