Aratu online

ALERTA: Loja Instagram “Grind Importados” aplica golpes em clientes

Promessas de preços muito abaixo do mercado podem parecer tentadoras, mas muitas vezes escondem golpes sofisticados. Foi assim que me vi em uma armadilha ao tentar comprar um iPhone por um preço inacreditável. Com postagens de clientes felizes nas redes sociais e um perfil repleto de postagens, a loja “Garmin Importados” parecia confiável, mas a realidade foi decepcionante.

Tudo começou com uma recomendação. Querendo trocar de celular, ouvi de um colega sobre a loja e a confiança aumentou ao descobrir que a mãe dele já havia recebido produtos do estabelecimento. O Instagram aparentava legitimidade, e as promoções foram justificadas com a explicação de que os produtos vinham do Paraguai ou de leilões da Receita Federal.

O atendimento inicial pelo WhatsApp é ágil e persuasivo. Quem falou comigo foi Alexandre, conduzindo-me ao pagamento via link MercadoPago, método comum em golpes virtuais, mas nenhum dos meus cartões aceitaram a compra. Daí, o link do InfinitePay funcionou. Eba! Em questão de MINUTOS, recebi um código de rastreio. 

Os sinais do golpe

O primeiro alerta veio ao perceber que o pagamento foi direcionado a Marcelo Santos Oliveira, um nome diferente do da loja, obviamente. Questionei e a resposta foi que, por serem MEI, precisavam movimentar valores abaixo de R$ 8 mil para evitar tributações. Pedi o CNPJ, que foi rapidamente “apagado para todos” no WhatsApp após me ser enviado, mas fui mais esperto e salvei.

Ao pesquisar o CNPJ, constatei que a empresa está ativa e regular, porém registrada em nome de Kamilla Gomes Ferreira (51692076/0001-66). No entanto, o endereço informado é Avenida Marechal Rondon, 12, no bairro União, CEP 76900-003, município de Ji-Paraná, estado de Rondônia.

Lembro-me de outra atividade econômica declarada, que fazia sentido com os produtos vendidos pela loja, mas recentemente foi também alterada para “comércio varejista de artigos fotográficos e para filmagem”. 

Nada em relação ao endereço da loja bate: no Instagram, eles são de Pranchita, no Paraná (188 – Centro, Pranchita – PR, 85730-000), mas suspeito fortemente de que sejam da rua Jorge Lacerda, 1077, Centro, São José do Cedro, em Santa Catarina, com o CEP 89930000. Esse é o endereço constado no site da transportadora falsa. Porém, nada garante.

Além de tudo, a conta no Instagram já havia mudado de nome, pelo menos, 15 vezes – um padrão suspeito, pois isso afetaria a divulgação da própria loja! Em adição, a plataforma permite apenas duas alterações a cada 14 dias. O perfil tinha muitos seguidores, mas o engajamento era mínimo: curtidas baixas e nenhum comentário em mais de 300 postagens, todas publicadas no mesmo dia.

A transportadora falsa

Após efetuar o pagamento, fui direcionado para um site, registrado no GoDaddy sem nome há dois meses, chamado “Encomendia.com” para rastrear a entrega. O site, que deveria ser de uma transportadora legítima, apresentava diversas inconsistências:

  • O telefone informado tinha DDD de Pernambuco, enquanto o endereço era de São Paulo.
  • O texto “Sobre nós” continha frases genéricas, sem detalhes sobre a empresa.
  • As atualizações do rastreamento ocorriam sempre no mesmo horário (entre 5h e 7h), algo incomum em transportadoras reais.

Em um teste simples, tentei gerar códigos de rastreamento aleatórios para verificar se o site os reconhecia, mas nada aconteceu. Como entendo um pouco de programação, inspecionei o código da página e ela não era conectada com nenhuma API de transportadoras renomadas — como havia pensado — fazendo-me concluir que as atualizações eram feitas manualmente pelos golpistas, apenas para enganar as vítimas.

A revelação final

Quando a data de entrega se aproximava, uma última atualização no site dizia: “OBJETO RECEBIDO | A carga chegou em seu destino final. Aguardando liberação para entrega”. Fiquei preocupado, ignorando o pleonasmo “destino final”, e fui logo questionar o “Alexandre” sobre possíveis taxas e recebi uma resposta grosseira: “Você não sabe ler? Está no seu estado e em breve será entregue”. Fiquei constrangido.

Assim, foi nesse momento que percebi que tinha algo estranho, mas quis esperar o último dia do prazo de entrega. Afinal, como não paguei à vista, era só declarar “Não reconheço essa compra” e explicar tudo para que o limite do meu cartão seja liberado novamente. Estava decidido a não pagar uma parcela sequer se não recebesse o meu aparelho. 

Nesse mesmo dia, a loja mudou de nome novamente para “Grizman Importados”, reforçando a estratégia de aplicar novos golpes e dificultar que vítimas anteriores denunciem o esquema.

Foram duas semanas de ansiedade esperando o produto, perdendo tempo falando com os golpistas e tendo estresse. Liguei para o banco do meu cartão e consegui o chargeback em instantes, mas tudo pode ser revertido se a  ̶G̶a̶r̶m̶i̶n̶  Grizman Importados alegar que recebi o produto. Não sei como irão fazer isso, mas creio que o bem vencerá.

Ao fim, essa história não acaba aqui: decidi procurar o PROCON da minha cidade, mas o assunto requer, também, visita ao Juizado de Pequenas Causas, Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos e uma Ocorrência Policial Online. Igualmente, estou acionando a intermediadora de pagamento — InfinitePay —, que tem o CPF do Marcelo mencionado anteriormente.

Como jornalista, decidi relatar minha experiência para conscientizar outras pessoas e evitar que caiam no mesmo golpe. Informar a sociedade sobre crimes digitais e os meios para combatê-los é um serviço de utilidade pública e um compromisso fundamental da profissão.

O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros reforça essa responsabilidade. Segundo o artigo 6º, é dever do jornalista: “divulgar os fatos e as informações de interesse público”, além de “defender os direitos do cidadão, em especial o direito à informação, à liberdade de expressão e o direito à crítica”.

Além disso, o artigo 7º determina que o compromisso fundamental do jornalista é com a veracidade dos fatos

GUIA — Evite golpes como esse:

Antes de ler, não faça como eu (que fique o recado para mim mesmo): não passe o seu cartão de crédito por aí e NADA de pagamento à vista. Pix? Nem pensar! Imagine a dor de cabeça para conseguir o estorno? Com isso em mente:

  1. Desconfie de preços muito abaixo do mercado – “Quando a esmola é demais, o santo desconfia”. Desconfie MESMO se algum colega lhe indicou. 
  2. Pesquise a reputação da loja – Busque por reclamações em sites como Reclame Aqui e redes sociais. O antigo Twitter é ótimo, e aqui vai uma dica para motores de busca como o Google: jogue o nome da loja entre aspas, para buscar exatamente essas palavras. Exemplo: busquei muito por “Garmin Importados”. 
  3. Verifique o engajamento – Muitos seguidores com poucas interações são um sinal de que os números podem ser comprados.
  4. Veja se a conta no Instagram mudou de nome várias vezes  – Essa função aparece quando você clica em “sobre”.
  5. Confirme a autenticidade da transportadora – Empresas legítimas possuem canais de contato transparentes, CNPJ em visível, endereço fixo, reputação em sites como ReclameAqui…
  6. Prefira pagamentos seguros – Evite links diretos e prefira compras via sites oficiais. Observe a URL e confira se faz parte do mesmo domínio do meio de pagamento. Exemplo: fiquei tranquilizado porque fiz a compra no endereço que tinha algo como pay.infinitepay.io. 

Se este relato chegou até você por meio de uma pesquisa no Google, espero que sirva de alerta. Se estiver em dúvida sobre uma compra online, investigue antes de pagar – pode ser a diferença entre um bom negócio e um golpe. Qualquer coisa, também estou à disposição para dar mais detalhes sobre a minha experiência.

ATUALIZAÇÃO:

Eles adoram brincar de mudar de nome para aplicar mais golpes!

Atualização: os golpistas estão usando o site Fenex Encomendas que curiosamente é IGUAL ao site Encomendia.com

Para evitar cair no golpe, fique atento: qualquer loja que venda produtos eletrônicos com esta logomarca não é confiável. Não compre!

Curiosamente, os golpistas utilizam a logomarca furtada de um restaurante do Paraná, que já está ciente da fraude. Com isso, além do estelionato, acumulam outras infrações, incluindo violações à Lei de Propriedade Industrial (Lei nº 9.279/1996), nos artigos 189 e 195, e crimes previstos no Código Penal, nos artigos 171 e 299.

Com tantos endereços falsos fornecidos pelo (s) golpista (s), é possível operarem em Goiás, possivelmente em Cruzeiro, Rio Verde, Goiania… Ou, ainda, no Distrito Federal, em Brasília.

20 comentários

  1. Obrigado por compartilhar, eu também estava desconfiado dos preços muitos baixos da loja mas a legitimidade da conta e publicações de vendas eram tentadoras. Me evitou cair no golpe também, espero que tenha conseguido todos seus direitos e reembolsos corretamente.

    • Olá, xará, boa tarde! Consegui o meu limite no cartão de volta, mas receio que eles tentem contestar o chargeback e alegar que eu recebi o produto. Não sei como iriam aplicar um segundo golpe, né? Apesar do receio, estou tomando todas as providências, cercando eles com denúncias em vários órgãos, como a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos. Fico muitíssimo feliz que evitei que você tenha dor de cabeça, amigo! Sigo na luta. Abraço!

  2. Muito obg pelo post, estávamos desconfiados e com seu post, nos ajudou muito. Sinto por vc, espero ter conseguido o reembolso.

  3. Lucas, gostei muito de ter lido isto antes de cometer um dos maiores erros que eu poderia fazer. Gostaria de relatar meu caso pra você sobre essa loja, vc disse um CNPJ que é diferente do que eles me enviaram, gostaria de entrar em contato com você para lhe enviar o documento.

  4. Ola moço.
    Infelizmente fui uma vítima deles, estão operando de maneira diferente, agora além deste Alexandre uma tal de Larissa, opera juntamente.
    Até postou a foto dela esses dias e estão crescendo no Instagram, o site da transportadora agora é a Fenex Encomendas e sim eles sempre atualizam as 5 no máximo até às 7h da manhã a compra. Infelizmente fiz as transações via Pix mas estou com os comprovantes e tendo fé que meu dinheiro seja repatriado após a análise do Banco Central.

    • Opa! Obrigado pela sua contribuição! Atualizei o post e sigo em busca de mais dados. Desejo sorte nesse seu processo… Pix é mais complicado, uma dor de cabeça! Mas não esquenta, vá em busca dos seus direitos!

      • Já procurei a análise do banco central mas disseram que não era possível. Que a pessoa não era golpista. Porém no site da transportadora disseram que fariam uma tentativa de entrega. Vou esperar para ver

          • Atualizações.
            Bem entrei em contato com os órgãos bancários responsáveis – nesse caso Mercado Pago, Banco Central do Brasil e a Sicredi que foi a instituição recebedora.
            Recebi a notícia que para a Sicredi não é caracterizado golpe. Mesmo havendo vítimas que relataram ter enviado o Pix para Leonardo José da Silva, onde sua agência fica na Sicredi de Alagoas- Centro.
            Agora o que me resta após essas devolutiva e também dada pelo procon de SP é entrar via judicial. Alegando o golpe por estelionato, mas sabemos que no Brasil a prática desse golpe está cada vez mais popular, onde os direitos dos consumidores estão sendo anulados e ao invés de termos mais artifícios que nos garanta a segurança financeira, isso se torna algo distante de ser obtido.
            Resumindo prefiram mais por compras físicas do que on-line, pois assim você tem mais garantias das poucas que são existentes.
            Obrigado ☺️

    • Você conseguiu receber seu dinheiro de volta?
      Eu acabei caindo neste golpe infelizmente oq eu posso estar fazendo?

  5. obrigado pelo post, eu estava tentado a comprar porém me causou estranheza todos os comentários serem trancados no instagram (quem não deve não teme né?) e achei melhor fazer uma busca antes de me arriscar

  6. Quando vi já logo saquei que era golpe kkkkkk os caras vendendo um Dell 3050 i7 que custa em qualquer loja mais de 6 mil reais por $2600, olhei os posts do Instagram todos trancados, perfil repleto de seguidores árabes, os 300 e pouco mil que tem lá são todos comprados, o perfil só segue um monte de outros perfis aleatórios como o perfil da xiaomi de vários países etc, já ciente que era uns raul fazendo drop sem shipping, chamei no whats e perguntei se o notebook era usado ou recondicionado, responderam que era novo e lacrado kkkkkkk, ou seja, não adianta querer achar que vai pagar valores exorbitantemente baratos em produtos que não são baratos, muita gente cai nesses golpes exatamente porque não olha no Google o valor real dos produtos comprado de lojas sérias, aí acham que um iPhone 16 pro Max vc vai pagar 50% do valor, algo q custa 9 mil vc vai pagar 5 novo e lacrado, algo totalmente distópico, portanto fujam de lojas fajutas de Instagram e passem a fazer igual eu só compro dos sites oficiais das marcas. Se quero algo da Dell pego no site da Dell se quero algo da Apple pego no site oficial da Apple, você vai pagar caro mas pelo menos vai receber oq vc pagou, quero nem imaginar o tanto de desavisados que estão caindo no golpe dessa loja, afinal eles estão fazendo tráfego pago e os anúncios tão chegando em várias pessoas no Instagram e Facebook, então imagina o tanto de pessoas leigas que não estão caindo nesse golpe, o dono do post tá de parabéns pois esse post vai salvar o dinheiro de muita gente ainda.

    • Verdade, Luke. Obrigado pelo elogio! Fico realmente feliz ao saber que muita gente está evitando perder dinheiro mesmo… Infelizmente, a Meta ainda aprova o perfil e o permite gastar muito com publicidade, o que é triste, para dizer o mínimo… Como escrevi na matéria, sempre me achei esperto para essas coisas, mas cai feito um patinho justamente porque a loja foi indicada por alguém que conheço! Desconfio que eles têm uma rede de contatos para parecerem fidedignos, não sei… Bom, de qualquer forma, você está certíssimo em todas as suas colocações!

  7. Sempre que verem esses tipos de paginas com preços extremamente baixos você pesquisa o produto que vc quer em um site oficial e depois compara.

  8. Cara , tu me salvou , porque eu já tava tentado a fazer uma compra de um Samsung Galaxy S22 Ultra, no valor de $2000, mas eu, como sou um pouco desconfiado, fui e pesquisei em uns 5 sites renomados em vendas , Mercado Livre etc. E nesses sites, nem mesmo um celular recondicionado era esse valor kkkkkkk, imagina um novo, eu fiquei feliz quando vi o anúncio dos golpistas, agora não tão feliz pelo preço real do celular kkmk, mas feliz novamente por não ter caído no golpe!
    Todos tinhas que denunciar essas contas no Instagram pelo menos pra tentar minimizar esses golpistas do Carai!!

    • Ótimo saber disso! Cara, só com o “carai” já sei que és do nordeste kkkkk. Sigo denunciando eles neste site e imagino que muita gente já denunciou a conta… eu mesmo fiz mutirão, mas acredito que o Instagram não se responsabiliza e está nem aí… E ainda dizem que não devemos regulamentar as plataformas digitais!

  9. Muito obrigada pela postagem, estava cogitando comprar mas iria fazer uma viagem de 10 horas para ver pessoalmente, pois estava desconfiando muito.

E aí, gostou? Que tal comentar sobre?