Vários anéis azuis

Da reportagem: Memes em guerras, guerras de memes;

Memes serão ciência em 2100?

Na ficção, o RPG "Transhuman Space" (2002) introduziu o cenário do ano 2100, destacando a "memética" como uma tecnologia essencial.

Anéis azuis
Vários anéis azuis

Neste universo, a humanidade atingiu uma fase marcada pelas três revoluções tecnológicas principais: nanotecnologia, estudos de memética e inteligência artificial.

Anéis azuis

A partir desse jogo, surgiu o livro de ficção  "Toxic Memes" (Memes Tóxicos), explorando cultos, teorias da conspiração, lendas urbanas e tendências do final do século XXI.

No contexto da trama, crenças, medos e ideologias podem ser esculpidos como cidades, conforme descrito na sinopse do livro.

No mundo real, a pesquisa sobre guerra memética é levada a sério pelo Centro de Excelência em Comunicações Estratégicas da OTAN, que considera memes vitais na guerra da informação.

Também, o governo taiwanês usa memes para responder à desinformação chinesa com equipes de engenharia memética, utilizando a abordagem “humor over rumor” (humor vence boatos).

Em estudo de 2018, comunidades que postam memes foram cruciais na eleição de Donald Trump e impactou o ambiente web, segundo o jornalista estadunidense Ben Schreckinger.

Será que, em 2100, os memes serão tão  levados a sério?